Página inicial > Notícias > Artes e Artesanato: simonesienses mostram toda a diversidade cultural do Município

• Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 10h57

Criatividade e bom gosto definiram a 1ª Exposição de Artes e Artesanato de Simonésia, que aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no último sábado 19 de agosto.

O evento integrou a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovido pelo Governo do Estado e levou para a Praça artesãos e artistas simonesienses, muitos até então desconhecidos do público.

O colorido do artesanato foi surgindo aos poucos, os bordados, as peças em vidro e também os quadros.

E falando em quadros, o homenageado do dia, o senhor Amado Canuto, ganhou um espaço só para expor os trabalhos do pintor mais famoso de Simonésia.

Foram reunidas cerca de 30 obras do artista, todas emprestadas pela comunidade e pela igreja Católica. Uma singela homenagem foi prestada ao senhor Amado, que foi agraciado pelo prefeito Laerte Augusto e o secretário de Cultura e Lazer, Rodrigo Lima com diploma e medalha de honra ao mérito.

O momento mais emocionante da noite foi o agradecimento do pintor, que com a voz já frágil, falou sobre o desejo de voltar a pintar assim que a visão melhorar, sem dúvida uma ideia que todo simonesiense apreciará muito.

Foram cerca de 20 expositores, todos de Simonésia, afinal o objetivo é valorizar o artista daqui. Um deles é o pintor Tharlem Pablo, da Comunidade São Vicente. O artista disse que se inspirou no senhor Amado para se dedicar a pintura e expôs 9 obras autorais no sábado.

A Exposição trouxe também caixas decoradas, bonecas de pano, acessórios em crochê e roupas infantis feitas artesanalmente. Também estavam presentes expositores com peças de objetos de decoração em vidro e argila, como as telhas pintadas e os lindos tapetes e colchas bordadas à mão, personagens infantis de biscuit e ainda cartões e outros itens feitos a partir de colagem.

De acordo com o secretário de Cultura, Rodrigo Lima, a Exposição foi um sucesso, já que além de mostrar os artesãos simonesienses, trouxe as famílias para a praça, em um ambiente descontraído e agradável.

A Exposição foi embalada pelo violão do músico Derlan Lima, que fez uma breve, mas excelente apresentação.

Ao final do evento, expositores e público satisfeito e pedindo a próxima edição.

Texto e fotos: Lourenna Rodrigues