Página inicial > Notícias > Prefeito participa de reunião do CMDRS

Prefeito participa de reunião do CMDRS

• Publicado: Sábado, 19 de Agosto de 2017, 10h55

Na última sexta-feira, 18/08, foi realizada mais uma reunião do CMDRS, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Vários assuntos foram abordados pelo Conselho, dentre eles: o uso de máquina de beneficiar o café, que daria aos produtores a oportunidade de comercializar futuramente o produto diretamente para a exportação.

De acordo com o presidente do Conselho, Áureo Alves, outra demanda são as sementes. As comunidades rurais serão abordadas e os interessados receberão da Emater sementes de milho e feijão, e como o presidente destacou, não são sementes transgênicas.

O prefeito Laerte Augusto participou da reunião e falou sobre as caixas de contenção, uma das principais reivindicações da população rural. O prefeito esclareceu que neste está muito difícil conseguir as máquinas para fazer as caixas, mas que está buscando de todas as formas para atender essa necessidade dos moradores da zona rural.

Outro assunto discutido foram os despolpadores; será feito um levantamento para verificar quantas máquinas existem no município, para que as comunidades possam planejar o uso.

Além disso, foi abordado o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, que vai fortalecer a agricultura familiar em Simonésia.

O programa utiliza mecanismos de comércio que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, incentivando a produção nas pequenas propriedades.

Texto: Lourenna Rodrigues

Fotos: Édvim Filho